sábado, 6 de fevereiro de 2010

Paraquedas e Parapentes**

Oiiii...foi mal o atrasinho!!mas um dia nao é tanto né??
bom gente hj demanha em um dia sem nada pra fazer, comecei a ler no wikipédia esse texto ai, que é de um assunto que me enteressa mto:Paraquedas :D....ai resolvi mostrar =)...:

Um Pára-quedas é um aparelho normalmente de tecido com um formato semiesférico destinado a diminuir a velocidade da queda de pessoas ou objectos despenhados de grande altura.

Existem evidências de que Leonardo da Vinci fez projetos de um paraquedas um pouco rudimentar mas que funcionou em testes recentes. O paraquedas de da Vinci consistia em um quadrado com quatro pirâmides de pano espesso e em cujo centro (onde se cruzam as diagonais) se prendiam cordas que seguravam o corpo do paraquedista.

Em 22 de Outubro de 1797, André-Jacques Garnerin foi o primeiro homem a saltar de paraquedas.

Evolução

Com a formação de unidades especializadas em salto (paraquedistas) a Força Aérea de quase todos os países dispõe assim de uma possibilidade de colocar tropas no solo a partir do céu, possibilitando as tropas de serem transportadas mais rapidamente.

Com novas opções de utilização do paraquedismo, começaram a aparecer várias modalidades desportivas, e o paraquedas evoluiu em vários sentidos: de abertura automática (tipicamente para uso militar)

Paraquedas:


Parapente

O parapente é um planador ultra ligeiro flexível que evoluiu do paraquedas. Apesar dessa ideia ter pertencido inicialmente ao americano Barish foram três paraquedistas franceses que iniciaram a modalidade em Mieussy. Parapente é a junção de "Pára" de Paraquedistas com o termo "pente" que em francês significa encosta. Evoluindo do paraquedismo, o parapente passou a integrar os desportos aéreos de voo livre conjuntamente com a asa delta e o planador.

Para uma maior segurança do paraquedista, existe um dispositivo de abertura automática do paraquedas (DAA ou Automatic Activation Device - AAD em inglês), existindo em diversos modelos de diferentes fabricantes. É um altímetro digital e velocímetro que, em queda livre, estabelece uma relação entre altitude e velocidade e estipula uma altura mínima para abertura do paraquedas, ou seja, se por acaso o paraquedista enfrentar problemas no salto, tal como desmaios ou um Twist muito intenso, ao chegar a altitude pré-determinada ele aciona o paraquedas reserva automaticamente.

Parapente:


entao....eu nem sei qual é o meu preferido hihi...mas amo os dois!!
bom, por enquanto é isso!!

Bjoss

Nenhum comentário:

Postar um comentário